quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Linhas da Quimbanda 2

1ª Linha de Oxalá Linha Malei - Linha - Chefe - Exú Rei, é composta por 7 falanges, cada qual com seu chefe, e seus sete respectivos subordinados. Os componentes desta linhas são os componentes do Alto Comando do Povo e do Reino de Exu.
Componentes da Linha do Exu Rei ou Malei:


Exu Rei das Sete Encruzilhadas
Exu Marabô
Exu Mangueira
Exu Tranca Ruas das Almas
Exu Tiriri
Exu Veludo
Exu dos Rios ou Campinas
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha das Sete Encruzilhadas

2ª Linha de Omulu Linha da Almas - Chefe - Omulu, encontra-se nesta linha espíritos vulgarmente conhecidos como omulus, e isto se deve pelo fato de estarem este espíritos sob a regência do Orixá Omulu, Tem por morada os cemitérios, onde também são realizadas suas entregas, amalás, ebós, etc., etc.
São os componentes desta linhas:


Exu Mirim
Exu Pimenta
Exu 7 Montanhas
Exu Ganga
Exu Kaminaloá
Exu Malê
Exu Quirombô
Pomba Gira - Pomba Gira das Almas

3ª Linha de Ogum Linha do Cemitério ou dos Caveiras - Chefe - Exu Caveira, tendo sob sua responsabilidade as ações dos espíritos vulgarmente conhecidos como Caveiras. Toda a legião destes espíritos trabalham e respondem obediência a Exu Caveira, recebem suas oferendas dentro dos cemitérios.
São os componentes desta linha:


Exu Tatá Caveira
Exu Brasa
Exu Pemba
Exu do Lodo
Exu Carangola
Exu Arranca Toco
Exu Pagão
Pomba Gira - Pomba Gira Rainha dos Cemitérios

4ª Linha de Yemanjá Linha Nagô Chefe - Exu Gererê, os espíritos que são os componentes desta linha são exímios entendidos na pratica da magia, seja astral, seja natural ou qualquer outra forma ou modalidade a eles requisitados. Sua atuação principal é dentro da magia vodu, muito conhecida a nível superficialissímo, sendo esta modalidade da magia, ensinada a pouquíssimos iniciados, haja vista sua complexidade, sua extrema e perigosíssima eficiência, que em mãos erradas podem resultam grandes e as vezes irreversíveis conseqüências, tanto ao operador quanto a infeliz vítima. Quero deixar claro que a magia vodu pode ser amplamente requisitada e usada para fins maléficos, na qual obtém resultados rápidos e por demais eficientes, contudo a magia vodu também, é, e, deveria assim ser, utilizada para fins benéficos e virtuosos. Os espíritos que se apresentam dentro desta linha são denominados vulgarmente de "Gangas". Este fato é existente pelo pouco conhecimento que se tem que o chefe desta linha é Exu Gererê, ou seja é ele um Exu pouco conhecido, porém, confundido com Exu Ganga, que por sua vez, é por demais conhecido dentro das giras Umbandistas e Quimbandistas, e é este Exu, elemento desta forte e perigosa linha da Quimbanda.
São os elementos desta linha:


1 - Exu Quebra Galho
2- Exu 7 Cruzes
3- Exu Gira Mundo
4- Exu dos Cemitérios
5- Exu da Capa Preta
6- Exu Curador
7- Exu Ganga
Pomba Gira- Pomba Gira Maria Padilha


5ª Linha de Xangô Linha de Mossorubi - Chefe - Kaminaloá, os espíritos desta linha possuem um especialidade de manipular a mente, causam e curam males de origem espiritual que possam causar perturbações dentro da mente dos seres humano. São exímios conhecedores da mente humana e por esta razão são evocados para trabalhos onde há tratamento mental. Também são operadores da justiça por sua ligação com Xango.

São os elementos que compõe esta linha:

1- Exu dos Ventos
2- Exu dos Morcego
3- Exu 7 Portas
4- Exu Tranca Tudo
5- Exu Marabá
6- Exu 7 Sombras
7- Exu Calunga
Pomba Gira - Pomba Gira Maria Molambo

6ª Linha de Oxóssi Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Chefe - Exu Pantera Negra, esta linha se apresentam como se fossem caboclos, índios, enfim, tendo especialidade em trabalhos de cura e desobsessão.

São os elementos desta linha:

1- Exu 7 Cachoeiras
2- Exu Tronqueira
3- Exu 7 Poeiras
4- Exu da Matas
5- Exu 7 Pedras
6- Exu do Cheiro
7- Exu Pedra Negra
Pomba Gira - Pomba Gira da Figueira

7ª Linha de Ibêji Linha Mista - Chefe - Exu Tiriri, e todos Exus Mirins. Nesta linha também vem alguns Exux Kiumbas, ou seja, espíritos desencarnados, espíritos de mortos, que servem a Exu.

Linha Ibêji ou de Yori.

Exu Tiriri
Exu Toquinho
Exu Manguinho
Exu GanExu Lalu
Exu Veludinho
Exu Mirim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário