Google+ Followers

domingo, 2 de janeiro de 2011

Qualidades de Oxossi

YBUALAMO

É velho caçador. Come nas águas mais profundas,conta um mito que Ybualamo é o verdadeiro pai de Logunede. Apaixonado por Oxun e vendo-a no fundo do rio, ele atirou-se nas águas mais profundas em busca de seu amor. Sua vestimenta é azul celeste, como suas contas. Come com Omolú Azoani. Usa um capacete feito de palha da costa e um saiote de palha.

INLE

É o filho querido de Oxoguian e Yemonjá. Veste-se de branco em homenagem a seu pai. Usa chapéu com plumas brancas e azul claro. É então amado de Oxoguian que usa em suas contas uma azul claro de seu filho. Come com seu pai e sua mãe todos os seus bichos e tem fundamento com Ogun Ja.

DANA DANA

Tem fundamento com Exú, Oonyin, Oxumare e Oya. É êle o orixá que entra na mata damorte e sai sem temer egun e a própria morte. Veste azul claro.

AKUERAN

Tem fundamento com Oxumare e Osonyin.Muitas de suas comidas são oferecidas cruas.Êle é o dono da fartura.Êle mora nas profundezas das matas.Veste-se de azul claro e tiras vermelhas.Suas contas são o azul claro.Seus bichos são:pavão,arara e
papagaio,tira-se as penas e solta-se o bicho.

OTYM

Guerreiro e muito parecido com seu irmão Ogun, vive na companhia dele,caçando e lutando.È muito manhoso e não tem carater fácil. Muito valente, está sempre pronto a sacar sua arma quando provocado. Não leva desaforos e castiga seus filhos quando desobedecido. Usa Azul claro e o vermelho, contas azul, leva capangas, roupas de leopardo e bode (couro). Tem que se dar comida a Ogun.

MUTALAMBO

Tem fundamento com Exú.

GONGOBILA

É um Oxoosi jovem. Tem fundamento com Oxala e Oxun.

KOIFÈ

Não se faz no brazil e na Africa,pois,muitos de seus fundamentos astão extintos. Seus eleitos ficam um ano recolhidos, tomando todos os dias os banhos das folhas. Veste vermelho,leva na mão uma espada e uma lança. Come com Osonyin e vive muito escondido dentro das matas, sozinho. Suas contas são azul clara, usa capangas e braceletes. Usa um capacete que lhe cobre todo o rosto. Assenta-se Koifé e faz -se Ibo, Ynlé ou Oxun kare; trinta dias após, faz-se toda a matança.

AROLÉ

Propicia a caça abundante. É ivocado no Ipade. É um dos mais belos tipos de Oxoosi. Um verdadeiro rei de Ketu. As pessoas dele são muito antipáticas. É jovem e romantico, gosta de mandar, vive mirando nas águas, apreciando sua beleza. Come com Ogun e Oxun. Veste Azul claro, aprecia carne de viado e é agil na arte de caçar.


KARE

É ligado as águas e a Oxun, porém os dois não se dão bem, pois exercem as mesmas funções. Come com Oxun e Oxalá. Usa Azul e um Banté dourado. Gosta de pentear-se, de perfume e de acarajé. Bom caçador, mora sempre perto das fontes.

ODÉ WAWA

Vem da orígem dos Òrixás caçadores. Veste-se de azul e branco, usa arco e flecha e os chifres do touro selvagem. Come com ÒÒXÀÀLÀ e XÀNGÓ, pois, dizem que êle fez sua morada debaixo da gameleira. Está extinto, assenta-se êle e faz-se AIRÁ ou ÒXÚN KARÉ.

ODÉ WALÈ

É velho e usa contas azul escuro. É considerado como rei na África, pois, seu culto é ligado, diretamente, a pantera. É muito severo, austério, solteirão e não gosta das mulheres, pois, as acha chatas, falam demais, são vaidosas e fracas. Come com ÈXÙ e ÒGÚN.

ODÉ OSEEWE OU YBO

É o senhor da floresta, ligado as folhas e a ÒSÓNYÍN, com quem vive nas matas. Veste azul claro e usa capacete quase tampando o seu rosto.